• Raphael Campos

Qual é a melhor orientação solar?

Atualizado: 22 de Ago de 2020

É melhor sol poente ou nascente? Fachada Norte ou Sul? Qual a melhor orientação solar na hora de comprar / alugar apartamento?

Nosso objetivo nesse artigo é representar de maneira bem prática e didática quais são as vantagens e desvantagens de cada "orientação".



Vamos começar nossos exemplos pela fachada norte, mas antes é importante que você saiba do que estamos falando.


A fachada norte ou orientação norte, depende de como você prefere chamar é quando a parede em questão que normalmente é a da janela/varanda da sala ou dos quartos está voltada para o norte. Como nosso pais está no hemisfério SUL a fachada norte é a que pega sol "o dia inteiro", se morássemos em um país do hemisfério norte, a fachada sul que seria a mais ensolarada, isso ocorre porque o sol está mais próximo da linha do equador, que é exatamente o que divide norte e sul no nosso globo terrestre.


O caminho do sol é sempre do leste (nascente) para o oeste (poente) e como dito anteriormente como estamos no hemisfério sul, ele faz todo esse percurso passando pelo norte.


Bom, dito isso, vamos começar os exemplos:


Abaixo temos duas animações que mostram uma simulação do caminho do sol em um apartamento fictício, uma no verão e outra no inverno na Fachada Norte e passando para o lado temos as outras 3 orientações (LESTE, OESTE e SUL) basta dar play em cada uma das animações para ver como é o comportamento do sol em cada uma delas.


Agora abaixo vamos falar mais detalhadamente sobre cada uma delas:


NORTE



Recebe a maioria da insolação (luz do sol) durante todo o ano, principalmente no inverno que deixa o ambiente mais quente, é recomendada para quem gosta do ambiente claro e quente no ano todo.


LESTE (Sol da Manhã)



Na face leste, temos os primeiros raios de sol do dia, é para quem gosta de acordar e ver o sol nascer, tomar café da manhã com luz do sol, ou até mesmo um belo banho! No inverno ajuda a aquecer o ambiente porém dura pouco, após o meio dia não temos mais sol na face leste.


OESTE (Sol da Tarde)



Essa fachada é a que recebe o sol mais forte bem de frente, que é o sol da tarde, além de promover um belo visual de fim de tarde, podemos ver céus espetaculares devemos tomar muito cuidado pois nos dias mais quentes o uso de uma persiana ou cortina é fundamental.

Já no inverno a face oeste é muito boa e pode aquecer o ambiente até a chegada da noite.


SUL



A Fachada sul praticamente não recebe sol, as vezes no fim do dia quanto o sol já está mais fraco, no inverno é recomendado um bom aquecedor! Porém no verão não é necessário o uso de cortinas pois não recebe luz direta do sol. Mas cuidado pois o ambiente pode ficar frio e úmido.


Observações:

O apartamento é fictício e foi localizado geograficamente em São Paulo.

Outro ponto muito importante é que não consideramos nenhum vizinho ao redor e isso tem alto impacto quando falamos de insolação.

Com isso é muito importante avaliar os vizinhos antes de comprar um apartamento e também olhar se nos terrenos ao lado tem algum tipo de "previsão" de construção de um prédio.

Sabemos que são muitos itens que devemos analisar, mas o mais importante é você investir em um imóvel sabendo de todos esses fatores, principalmente quando a compra é feita na planta.

Uma dica seria a escolha de unidades em andares altos, já que o risco de ter sombra de outra construção é bem menor, mas geralmente essa solução vem acompanhada de um valor mais elevado.


Gostou? Caso tenha alguma dúvida de como saber a orientação do seu futuro imóvel ou queria ver a mesma simulação para faces Nordeste ou Noroeste por exemplo entre em contato conosco através do link abaixo.



218 visualizações0 comentário

Nos encontre!

  • Preto Ícone Pinterest
  • Facebook
  • Instagram

Raphael - 11 - 97162-6272

Avenida Leôncio de Magalhães 1004 - cj 26   -  Jardim São Paulo -SP